Bolsa Midi
Conceito: controlar uma instalação audiovisual através da variação da Bovespa.

Instalação Audiovisual Impermanência.
Exibida de 02.08 à 03.10 de 2010, no Centro Cultural Oi Futuro do Flamengo. RJ
co-autoria de Luisa Friese

Sinopse: Uma mulher de 35 anos percorre duas tarólogas. As perguntas sobre o futuro são as mesmas para as duas. As filmagem das consultas focam as mãos, as cartas as reações da performer. Na videoinstalação, uma tela apresenta o gráfico da Bovespa em tempo real e a outra exibe o filme. O filme é manipulado eletrônicamente conforme a oscilação do gráfico da bolsa. O sobe e desce das operações financeiras criam a montagem e a composição sonora ao vivo.

Para realização construímos um sistema que continha: um software para acesso as cotações da BOVESPA, um software para conversão da cotação de um papel em MIDI e um programa de VJ, o RESOLUME.

screen capture bolsa midi

De acordo com a variação do papel o “Bolsa Midi” dispara um entre vários clipes de filme, que compõem uma macro-narrativa, como uma espécia de ‘Nouvelle Vague‘ de Godard, composto em 3 atos e 2 ritornelos.

Impermanência parte 4 from rcutz on Vimeo.

Série Pode

A série pode é um desdobramento dos trabalhos realizados com o sistema Burro Mobile.
Consiste em realizar uma derivas urbanas para escrever a palavra “PODE” de esquina em esquinas.
Ao mesmo tempo gravações de audio e filmagens com celulares são realizadas.
No fim tudo é processado em uma performance de video e sons eletrônicos.

PODE – série: 1, 2 e 3. from rcutz on Vimeo.

Sistema Burro Mobile
Conceito: fazer música com um aparelho de GPS.

Processo: converter as informações do GPS em uma linguagem de computador que os programas de música (live, Max/Msp, logic, protools, acid) possam entender e se relacionar. O conversor de mídia GPS “Burro Mobile” foi criado em 2007, como parte da performance do Hapax dentro do festival de Mídia Móveis Arte.mov

softgps1
Imagem da tela do programa.

O “Burro Mobile” integra um conjunto de programas rodando em paralelo – Celular, Servidor de Web, Computador local. O esquema abaixo demonstra o sistema:
esquemagps

Em novembro de 2008 o grupo Hapax, realizou um performance no Centro de Arte Hélio Oiticica com o Burro Mobile. Artistas do grupo e participantes do público fizeram algumas caminhadas em torno do H.O. construindo narrativas sonoras únicas para aquela experiência.

performance3_web

A seguir série de videos feitos com o uso do GPS